Pular para o conteúdo

Começa fase de monitoramento fiscal de contribuintes do Simples Nacional

  • por

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, deu início em 19/04/21, ao monitoramento e análise dos documentos fiscais dos optantes do Simples Nacional.

As ações já vinham sendo realizadas para os contribuintes do regime normal de apuração.

O objetivo é identificar indícios de comportamento irregular em empresas enquadradas no Simples Nacional, que ocorre após a primeira etapa da campanha Empreenda Legal, promovida em parceria com a Escola de Governo (Egesp) e entidades de classe e órgãos de assistência ao empreendedorismo. 

Nesta segunda fase do programa, as ações da Secretaria serão direcionadas à análise das notas fiscais emitidas e recebidas por esses contribuintes e à verificação quanto ao cumprimento das obrigações acessórias, buscando empresas que tenham realizado operações consideradas incomuns e com indícios de irregularidades, como por exemplo a comercialização de mercadorias sem origem – sem documento fiscal de entrada – e outras situações que poderão levar restrições à atividade do contribuinte.

Nessa fase os procedimentos têm por base os princípios da fiscalização orientadora, em que é facultado ao contribuinte regularizar os equívocos encontrados, antes da ação repressiva (aplicação de autos de infração com cobrança de multa e juros). 

Muitos empreendedores optam pelo Simples Nacional no início da jornada principalmente pelas diversas vantagens e simplificação no pagamento de tributos. Mas com o tempo o empreendedor pode acabar tendo que mudar de categoria para não ter problemas fiscais.

Se você precisa de ajuda ou orientação, entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar.

SERVIÇO
Margen Contabilidade
Excelência e Confiabilidade em um só lugar!⠀
Entre em contato
Telefone: (11) 3691-3403
Site: MargenContabilidade.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *